sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Black Friday no Brasil

O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro de 2010 e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional. 6

Os descontos oferecidos no Brasil são muito mais modestos do que os americanos que chegam a 40% em produtos de diferentes categorias.[carece de fontes], gerando 5 milhões em vendas em um único dia 7 . Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday Brasil8 acontece anualmente na sexta-feira seguinte à quarta quinta feira de novembro 9 . Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos 10 . Outro problema sério que ocorre no Brasil são os descontos "maquiados", ou seja, as lojas sobem o preço uma semana antes do Black Friday e baixam no dia do evento alegando
"mega descontos".
A segunda edição do Black Friday, em 25 de novembro de 2011, rendeu um faturamento de 100 milhões para o e-commerce brasileiro, representando um incremento de 80% em relação ao ano de estreia país 11 . Após o sucesso de vendas da Black Friday, o Cyber Monday também foi importado para o Brasil 12 .
O terceiro Black Friday ocorreu em 23 de novembro de 2012, em mais de 300 lojas virtuais e foi a primeira vez que lojas de decoração participaram do evento. 1314 15 As empresas WalmartExtraPonto FrioSubmarinoAmericanas.comSaraiva e Fast Shop também foram notificadas pelo Procon por indícios de maquiagem nos descontos.16 17 18 19
A quarta Black Friday, que caiu no dia 29 de novembro de 2013, mais uma vez bateu recorde de vendas 20 , contemplando a venda tanto de bens, como produtos diversos, imóveis21 , carros 22 , artigos infantis23 ; utilidades domésticas24 , quanto de serviços, como turismo, festas infantis e comunicação 25 . Segundo pesquisa do Provar – Programa de Administração do Varejo, o preço de 21% dos produtos foram aumentados na Black Friday, o que gerou indignação nos e-consumidores, que resgataram a expressão "Black Fraude" para se referir ao evento. 26 Houve um movimento nas redes sociais de posts de print screen dos preços e seu aumento à medida que o dia da Black Friday Brasil se aproximava. 27 Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento, onde os usuários podiam conferir a reputação das empresas das quais desejavam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções. 28
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual, quanto física pode fazer promoções com o nome Black Friday. A procura pelo termo 'Black Friday' em 2013 cresceu mais de 300% em relação a 2012 29 , o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.

Maquiagem de preços[editar | editar código-fonte]

De acordo com um estudo feito pela opinion em parceria com o Mundo Marketing, três em cada quatro internautas brasileiros pretendem aproveitar a data este ano para realizar compras online. Apesar de vários outros números positivos apresentados pela pesquisa, foi constatado que 42% dos entrevistados ainda desconfia dos descontos oferecidos no Black Friday.30
Uma das maiores reclamações dos consumidores é a maquiagem de preços - tática utilizada pelos e-commerces pra vender mais sem ter que necessariamente diminuir os valores. Funciona da seguinte forma: O lojista sobe arbitrariamente o preço do produto dias ou uma semana antes do Black Friday. Dessa forma, no dia 28 de novembro, ele pode dar um desconto muito grande no produto, e o consumidor acreditará estar levando vantagem.
Várias lojas têm criado suas campanhas baseando-se no fato de que não fazem maquiagem de preços, e que suas ofertas são realmente preparadas para o Black Friday. Outros portais, como buscapé e busca descontos, também ajudam o consumidor a descobrir onde o verdadeiro melhor preço está.
Nos últimos anos também têm sido possível contar com agregadores de descontos e cupons, como cupons mágicos e Melliuz Um deles,Cuponetion fez sua divulgação do Black Friday 2013 com a campanha 'Black Friday sem pegadinha', que garantia reunir apenas as ofertas reais e honestas, além de distribuir cupons extras para as compras.31

Nenhum comentário:

Postar um comentário